Visita técnico-científica à Três Marias

Data: 20 de outubro de 2018 às 07:00

Como o desígnio de aperfeiçoar a prática cientifico/profissional dos estudantes foi proposta aos alunos do curso de graduação e Ciências Biológicas e da FCJP, uma vista técnica à cidade de Três Marias para que os alunos conhecem o Lago no rio São Francisco e as belezas naturais da região.

A visita foi realizada no último dia 20 de outubro de 2018. A visita foi orientada pelos Professores Ma. Daniela Cristina Silva Borges, Esp. Wanderson Alves, e Dr. Saulo Gonçalves, que são Biólogos e professores da instituição.

O Lago de Três Marias surgiu do represamento do Rio São Francisco, formado com a construção de uma das maiores barragens de terra do mundo. O circuito se localiza na região Central de Minas e a geografia da região é marcada por campos, cerrados e encantadoras veredas, conhecidas como oásis do sertão. Frutos exóticos como o murici, araticum e pequi são abundantes. A pesca amadora e os esportes náuticos são as principais motivações para o Turismo na região. A partir de São Gonçalo do Abaeté, podem-se fazer passeios de barco pelo Rio São Francisco e a vasta costa de água doce do Lago de Três Marias.

Paredões e canyons de aproximadamente 18 metros de altura dão formato a esse atrativo. Parte de sua nascente está localizada após a BR-040. Existem várias quedas de menor porte e forma-se um pequeno poço para banho. A vegetação local é bastante fechada e dificulta a entrada de luz solar. Suas águas deságuam na represa de Três Marias.

A visita atingiu plenamente os seus objetivos, pois atendeu os pressupostos técnicos e didáticos da construção do conhecimento, além proporcionalizar uma integração positiva entre os alunos, bem como a oportunidade única de se conhecer um pouco do passado de nosso planeta, e de nossa história mineira.

Segundo a aluna Elizangela do 2º período: “a viagem foi muito proveitosa e interessante, a FCJP têm nos proporcionado experiências únicas”