Pedagogia

Apresentação do curso 

O projeto pedagógico do curso de pedagogia da FCJP na modalidade EAD foi elaborado a partir da compilação do conjunto de leitura crítica de documentos e informações sobre as mudanças das diretrizes que norteiam os princípios teóricos e metodológicos da prática educativa e da reflexão sobre a formação e o fazer do pedagogo, considerando o seu compromisso social, sem perder de vista a conjuntura contemporânea.

A  IES pretende contemplar uma concepção de currículo que permita ao aluno do Curso de Pedagogia interagir com as diversas áreas do saber pedagógico: a Pesquisa, como forma de articular e aprofundar temas de interesse, revisitando teoria e prática, como fontes de produção de novos conhecimentos; o Ensino, com base nas teorias e procedimentos didático-metodológicos, e a Extensão, permitindo aos alunos o contato com as iniciativas educacionais presentes na e fora da comunidade universitária, como suportes básicos para a elaboração e produção de trabalhos científicos. Essas áreas, em conjunto, objetivam a formação do saber construído, baseado em critérios de cientificidade, que permitam a atuação do pedagogo junto ao mundo do trabalho de forma crítica e consciente, exercendo sua cidadania profissional. 

O Curso está voltado para a formação do profissional que seja capaz de estabelecer atitude questionadora, crítica e equilibrada no exercício da cidadania. Educando pela pesquisa, cultivando o conhecimento, como fonte central de mudanças, principalmente de humanização, sem perder de vista a perspectiva ética, o curso propiciará a ressignificação de formas de atuação coerentes com o papel atribuído à educação e ao conhecimento no mundo de hoje, assumindo assim, seu compromisso histórico.

Portanto, o profissional egresso do Curso de Pedagogia da Faculdade Cidade de João Pinheiro na modalidade EAD deverá ser capaz de refletir sobre sua própria prática pedagógica, em vistas a uma educação de qualidade, como é o anseio de uma sociedade democrática.

Objetivos do Curso:

A Pedagogia investiga a história, a natureza e as finalidades da educação. Desse modo, o curso pretende favorecer reflexões e o desenvolvimento de competências que permitam a atuação em várias instâncias da prática educativa, em seus diversos níveis e modalidades. Ou seja, tem por intenção formar profissionais da educação comprometidos e capazes de contribuir, efetivamente, para a melhoria das ações pedagógicas e dos resultados alcançados pelas instituições.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O PPC DO CURSO

Grade Currícular