Visita técnico-cientifica à Peirópolis - MG

Data: 06 de September de 2019 às 09:42

Visita técnico/cientifica à Peirópolis - MG

MUSEU PALEONTOLÓGICO DE UBERABA e o complexo do Barreiro em Araxá - MG

Como o desígnio de aperfeiçoar a prática cientifico/profissional dos estudantes, foi realizada no dia 30/08 pelos alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia da FCJP, uma vista técnica a Peirópolis, localizado no município de Uberaba. Os alunos tiveram a oportunidade de visitar o museu paleontológico e às escavações bem como o complexo do Barreiro em Araxá – MG. A visita foi orientada pelos biólogos e professores do Curso de Ciências Biológicas Dr. Saulo Gonçalves Pereira, Dra. Daniela Cristina Silva Borges e Esp. Wanderson Alves.

O museu paleontológico de Uberabaé um dos mais importantes do Brasil, possuindo fósseis datados de 65 a 150 milhões de anos de idade, é conhecido pela população regional e por visitantes de outros estados e países. Llewellyn Ivor Price descobriu diversos tipos de fósseis em excelente estado de conservação na região, eram fósseis de moluscos, vegetais e vertebrados. Os alunos, deste modo, puderam visualizar os fósseis e as escavações e associá-los à Biologia e Educação.

Já em Araxá os alunos visitaram o complexo do Barreiro que tem na sua formação geológica riquezas minerais como as águas sulfurosas e radioativas, o nióbio e a apatita. Na Bacia do Barreiro, visualizaram mamíferos pré-históricos que existiram há milhares de anos.

A visita atingiu plenamente os seus objetivos, pois atendeu os pressupostos técnicos e didáticos da construção do conhecimento, além de ter proporcionado uma integração positiva entre os alunos, bem como a oportunidade única de se conhecer um pouco do passado de nosso planeta.

Segundo o aluno Eurípedes Neto do 4º período: “a viagem foi muito proveitosa e interessante, a FCJP tem nos proporcionado experiências únicas”