Visita à BEVAP

Data: 23 de August de 2014 às 17:18

Dando continuidade ao projeto de extensão universitária da Faculdade Cidade de João Pinheiro – FCJP , os alunos do curso de Administração da FCJP do 4° e 8° período, sob a coordenação do Prof. Osnir Martins Rodrigues, Coordenador do Curso de Administração da referida instituição, fizeram mais uma visita técnica, desta vez na BEVAP Bionergia no último dia 23 de agosto de 2014. A BEVAP Bioenergia está localizada no Município de João Pinheiro, divisa com o município de Brasilândia de Minas. Está localizada em uma fazenda com uma área de aproximadamente 30 mil hectares às margens do Rio Paracatu, antiga Fazenda São Geraldo e região. A estrada que dá acesso a propriedade está praticamente toda asfaltada, cuja estrada vai ligar a Usina à estrada do Projeto "Entre Ribeiros" até Paracatu. São mais de 3.000 funcionários diretos e indiretos. A Destilaria fabrica álcool hidratado (Etanol) e Açucar. Está entre as 20 maiores empresas do setor do Brasil. Importante destacar que a BEVAP tem capacidade de produção de energia própria através do bagaço da cana de 90 MW. Atualmente produz 70 MW, consome 25 MW e vende o restante para a CEMIG. O que ela vende dá para iluminar uma cidade de aproximadamente 700 mil habitantes. Os alunos tiveram a oportunidade de aliar as teorias e técnicas administrativas vivenciadas em sala de aulas com a prática. Os alunos foram recebidos de uma forma calorosa e muito especial pelos Srs. Hermes e Lima, juntamente com uma equipe de funcionários que explicaram todo o funcionamento da empresa, sua estrutura e organograma, bem como passaram muitos conhecimentos sobre o setor sucroalcooleiro no Brasil. A BEVAP é uma empresa exemplo e modelo no mercado, pois tem uma política de recursos humanos bem moderna e paga salários e benefícios para todos seus funcionários de acordo com o teto salarial praticado nas maiores indústrias do setor no País, tem uma política bastante atuante de valorização dos seus funcionários. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o sistema de plantio, corte da cana, transporte e todo o processo de fabricação do etanol e açúcar, bem como o setor de controle informatizado que controla todas as unidades de produção. Obrigado a BEVAP Bionergia e a todos seus diretores por ter proporcionado esta oportunidade única aos acadêmicos do curso de Administração da Faculdade Cidade de João Pinheiro.