PROJETO INTERDISCIPLINAR AMBIENTAL

Data: 01 de July de 2015 às 11:36

ACADÊMICOS DO 5º B E 1º PERÍODOS DA FCJP EXECUTAM PROJETO INTERDISCIPLINAR AMBIENTAL EM ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PINHEIRO

Os alunos do 5º e do 1º Períodos de Educação Física da FCJP executaram projeto interdisciplinar elaborado nas disciplinas de Educação Ambiental – Professora Eliana Vinha, Política e Gestão da Educação – Professora Maria de Lourdes A. Ferreira e Estágio Supervisionado – Jakeline N. Braga na Escola Estadual “João Guimarães Rosa”

O Projeto EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RESPONSABILIDADE SOCIAL contou com o apoio da Faculdade Cidade de João Pinheiro, de comerciantes locais e comunidade da Ruralminas I.

Alunos e professores da Faculdade e da Escola Estadual “João Guimarães Rosa” fizeram limpeza do pátio da escola, plantaram mudas de flores, fizerem pergolado e um jardim na área externa da escola.

O projeto teve como objetivo a abordagem interdisciplinar, presente na LEI Nº 9.795/99 e reforçada no Art. 8º (BRASIL, 2012, p.70) das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental e como objetivo específicos despertar nos alunos e comunidade escolar a importância de cuidar do meio ambiente e o respeito pela vida agentes ambientais; compreender o uso de material reciclável como alternativa para embelezar a escola; contribuir para a formação continuada dos alunos como gestores transformadores do meio em que vive.

Este projeto interdisciplinar justifica-se por ser a educação ambiental proposta pela Lei de Diretrizes e Bases - LDB - “prática educativa integrada e interdisciplinar” (BRASIL, 2012, p. 3) e ainda da “abordagem curricular integrada e transversal, contínuada e permanente em todas as áreas de conhecimento, componentes curriculares e atividades escolares e acadêmicas” (BRASIL, 2012, p. 4).

A interdisciplinaridade faz parte do projeto pedagógico da Faculdade Cidade de João Pinheiro – FCJP, e essa tendo como missão “Atuar de forma solidária e efetiva para que uma educação de excelência seja alcançada, possibilitando a nossos alunos o desenvolvimento humanístico e social.

Alunos representantes da Escola agradeceram pelo projeto: “Nós alunos da Escola João Guimarães Rosa queremos agradecer aos Acadêmicos do Curso de Educação Física de todo coração, muito obrigado por fazer nossa escola ficar mais bonita” Camila. “É bom chegar na escola e ter um aroma melhor, e um lugar mais arejado para estudar” Lauane.

O pensar em educar ambientalmente não é tarefa apenas do Ensinos Fundamental e Médio, é também da competência do Ensino Superior, principalmente quando este tem cursos de licenciatura que preparam acadêmicos para atuarem futuramente como formadores de opinião, preparação para uma cidadania crítica e participativa.

Quando se trata de formação humana, ela não se restringe apenas à criança, todos são formados continuamente. E a Educação Ambiental, Política e Gestão Educacional, e o Estágio Supervisionado propiciam a democracia, a interação entre indivíduos e dos indivíduos com o ambiente do qual faz parte.