Mostra de Teatro

Data: 07 de May de 2015 às 13:00

Os quintos períodos A e B do curso de Pedagogia da Faculdade Cidade de João Pinheiro realizaram no dia 30 de abril de 2015, a primeira mostra de teatro. O intuito do evento foi apresentar um trabalho interdisciplinar realizado entre as disciplinas Técnicas Inovadoras de Ensino e Educação e Meio Ambiente. Entende-se por Educação Ambiental, ações e práticas educativas voltadas para a conscientização e sensibilização da coletividade sobre questões voltadas para a preservação do meio ambiente. O curso de Pedagogia da FCJP,  tem papel importante no preparo dos futuros Pedagogos que tem a missão de preparar os futuros cidadãos para se comprometerem em cuidar do meio ambiente.

As Técnicas Inovadoras de Ensino têm uma abordagem dinâmica trabalhando de forma interdisciplinar e transversal, envolvendo-se com os temas:  meio ambiente, direitos humanos, responsabilidade social, educação étnico-racial, acessibilidade, inclusão, pluralidade cultural, bem como outros temas pertinentes à formação do Educador do século XXI.

A mostra de teatro foi uma forma encontrada para utilizar-se da arte mais antiga  originada na Grécia antiga teve suas origens ligadas a Dionísio, divindade da vegetação, da fertilidade e do vinho, cujos rituais tinham um caráter orgiástico. Durante as celebrações, que duravam seis dias, em honra ao deus, em meio a procissões e com o auxílio de fantasias e máscaras, eram entoados cantos líricos, os ditirambos, que mais tarde evoluíram para a forma de representação plenamente cênica como a que hoje conhecemos através de peças consagradas.

Através do teatro podemos expressar nossa percepção e compreensão de mundo. Podemos também trabalhar de forma lúdica propiciando aprendizagens que se tornarão mais significativas para a criança, é uma brincadeira séria que ensina e é esse o foco do pedagogo.

"A vida é a miniatura do teatro. Ele a aumenta, a embeleza, a sublima. A vida cria o conflito: o teatro o resolve; e, nessa solução, a vida tem aumentado seu patrimônio moral. A vida está cheia de Cyranos, Hamlets e Otelos, mas só depois de a arte os haver mostrado é que o mundo começou a reparar neles.”Procópio Ferreira (1898-1979), ator e dramaturgo brasileiro.

As professoras Patricia Álvares Pereira e Rosângela Soares Braga Indelécio estão de parabéns pela organização do evento. E os quintos períodos que realizaram a mostra, demonstraram empenho, dedicação, compromisso e criatividade nas apresentações. Ganhou o curso, a instituição e os que puderam compartilhar conosco desse brilhante evento.

Nossos agradecimentos às alunas da Escola Estadual  José Romero da Silveira pela participação em uma das peças. Agradecemos aos alunos do Magistério da Escola Estadual  Quintino Vargas que prestigiaram o evento e por fim agradecemos a todos que de forma direta ou indireta colaboraram para a realização dessa mostra de teatro.

Maria Rita Ferreira Dias de Souza

Coordenadora de Relações Institucionais e Coordenadora Adjunta do Curso de Pedagogia