Lançamento do livro do curso de Ciências Biológicas

Data: 11 de June de 2015 às 10:17

No dia 11 de junho os alunos do 4º período de Ciências Biológicas apresentaram o seminário “As aulas práticas enquanto processo integrador no contexto de ensino aprendizagem” na disciplina de Projeto integrador de prática educativa - IV – que tem o foco na iniciação cientifica.

E nada mais amplo do que abranger a pesquisa na educação básica, sendo assim, neste período os alunos do 4º período de Ciências Biológicas da FCJP trabalharam as diversas práticas para desenvolverem a prática educativa, com a orientação do professor Me. Saulo Gonçalves.

O foco foi a iniciação cientifica e, dessa maneira, diuturnamente trabalhou-se no laboratório para desenvolver o espírito pesquisador nos alunos.  Os alunos também foram orientados nas diversas formas de pesquisa, nos processos práticos, éticos e integradores da pesquisa.

Nessa mesma ocasião os alunos lançaram o manual de aulas práticas com o intuito de proporcionarem o acesso dessa modalidade didática.

Acredita-se que nosso país necessite de ações como as desenvolvidas pelo grupo de autores que, além do treinamento prático desenvolvido durante a disciplina, os alunos pretenderam oferecer de modo organizado a possibilidade de reprodução de suas práticas em ambiente escolar, sobretudo em sua futura prática cotidiana de ensino.

A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. "Perguntar a importância da Educação é como perguntar qual a importância do ar para nós. É pela Educação que aprendemos a nos preparar para vida" (Augusto Cury).

A coordenação parabeniza o professor Me. Saulo Gonçalves e os discentes do quarto período pelo empenho no desenvolvimento do manual.

O compendio de aulas práticas pode ser acessado pelo link http://fcjp.edu.br/pdf/20150619104130fc.pdf.