Informativo: Semana da Pedagogia

Data: 20 de October de 2015 às 14:49

A semana acadêmica de Pedagogia da FCJP aconteceu do dia 20 ao dia 23/10/2015 com o tema “ Desvelando os  mistérios da identidade cultural de Minas. O primeiro dia foi organizado e apresentado pelo quarto período, sob a orientação do professor Marcelo e professora Marilda. A abertura foi feita pela Coordenadora Adjunta do Curso, Maria Rita, a qual falou sobre a cultura mineira.  Foram apresentados trabalhos sobre Responsabilidade Social e desenvolvidas três oficinas pedagógicas.  Educação Infantil, ministrada pela professora Maria Conceição Ferreira. Arte ministrada pela professora Maria de Lourdes de Aguiar Ferreira.  Produção de textos, ministrada pela professora Maria Rita Ferreira Dias de Souza.

O segundo dia ficou sob a responsabilidade da coordenação com o apoio dos docentes. A releitura de quatro contos trabalhados na oficina de textos, foram  apresentados. Os contos foram: Flor, telefone, moça de Carlos Drummond de Andrade e três contos de Machado de Assis: O Sermão do Diabo. Pai contra mãe e a Cartomante.

O terceiro dia foi organizado pela coordenação sob a responsabilidade do sexto período turma A e B. Neste dia foi promovido o Primeiro Encontro de Egressos dos cursos, Letras, Normal Superior e Pedagogia da FCJP. A professora Mírcia ministrou uma palestra com o título “Autoestima e valorização profissional”. Houve várias apresentações artísticas culturais como teatro de sombras, contos infantis dramatizados em LIBRAS e uma música também em LIBRAS. A coordenação ressalta “ receber os egressos era uma meta do colegiado do curso há bastante tempo,  em 2015 conseguimos organizar e trazer alguns egressos.” “É indescritível a emoção de recebê-los, poder homenageá-los, ouvir seus depoimentos e perceber que eles foram além da graduação e que  estão trabalhando em prol de uma educação de qualidade”.  O curso almeja continuar promovendo o encontro dos egressos e fazer dele uma tradição na instituição, no próximo ano espera-se que mais egressos compareçam.

O quarto e último dia foi apresentado o VI Seminário de Educação Patrimonial, evento inserido na 5ª  jornada mineira do patrimônio cultural “ Cidades, Regiões e Patrimônio. O seminário acontece sempre em parceira com a Secretaria Municipal de Cultura de João Pinheiro. O Mestre Vandeir José da Silva proferiu a palestra  “Comida, tradição e identidade cultural”. Doutora Maria Célia da Silva Gonçalves ministrou a palestra palestra “Cores, sabores e memórias: a comida como expressão da identidade, sociabilidade e cultura sertaneja dos brincantes das folias de reis de João Pinheiro MG”. As crianças do Projeto Tempo Integral da Escola Municipal Israel Pinheiro abrilhantaram o evento cantando folia, o hino Nacional brasileiro, hino de João Pinheiro e outras músicas. A coordenação agradece “ Parabéns professores responsáveis por esse brilhante trabalho, obrigada por proporcionar aos convidados esse espetáculo”.

Para fechar com chave de ouro a semana do curso, houve o lançamento do volume três da revista Altus Ciência. A editora da revista Drª. Maria Célia anunciou que a Revista foi Avaliada pela Latindex, Associação  Regional de Informação em linha para Revistas Científicas da América Latina,  Caribe, Espanha e Portugal. Numa pontuação de 1 a 100, a revista Altus Ciência obteve a nota 96.  Dois autores foram convidados a falar sobre sua publicação, na sequência todos os autores foram convidados a receber uma revista das mãos da coordenadora administrativa Daniela Cristina Borges, de Renata suzeli  e dos convidados que compuseram a mesa diretiva do evento.

A coordenação do curso agradece a Secretaria Municipal de Cultura e  a todos que contribuíram para que mais uma Semana Acadêmica fosse realizada com sucesso.  “O apoio da coordenação administrativa, o compromisso e empenho de cada docente, a união dos acadêmicos e docentes, a parceria com as mídias de comunicação, fazem a diferença nas propostas pedagógicas da FCJP”.