FCJP REALIZA SEMINÁRIO PARA DEBATER CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Data: 09 de June de 2015 às 19:00

Por: Maria Rita Ferreira Dias de Souza

Coordenadora Adjunta  do Curso de Pedagogia

O quinto período de Pedagogia turma A e B da Faculdade Cidade de João Pinheiro realizou  no dia 9 e 10 de junho de 2015, um seminário abordando o currículo da Educação Infantil. O  trabalho foi orientado pelas professoras Maria Conceição Ferreira e Marilda de Souza Almeida. Para cumprir com as propostas das docentes os acadêmicos fizeram  pesquisas utilizando-se de diversas fontes teóricas.

Elaboraram suas apresentações com base na legislação vigente,  no Parecer CNE/CEB nº 20/09 e a Resolução CNE/CEB nº 05/09, que definem as DCNEIs. No artigo 22 da Lei nº 9.394/96  que determina as  finalidades da educação que são desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, enfatizando que essas finalidades devem ser adequadamente interpretadas em relação às crianças pequenas.

Utilizaram também vários educadores que muito contribuíram para a formação de um pedagogo que atuará  na educação infantil, dentre eles destacaram, Piaget, Vygotsky e Wallon, os quais nos  esclarecem  que a capacidade de aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio. As teorias sócio-interacionistas defendem o desenvolvimento infantil como um processo dinâmico, pois as crianças, não são apenas receptoras das informações, oportunizando-nos aprender que o  desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo, a capacidade afetiva, a sensibilidade, a auto-estima, o raciocínio e a linguagem acontecem de forma integrada e simultânea.

Embasados em  estudos sobre a importância do teatro para essa fase da criança, as apresentações teatrais encenadas  pelos acadêmicos apontaram  ao público que a educação infantil pode se beneficiar de diferentes modos físico, cognitivo, social e emocional com atividades dramáticas livres ou planejadas.

Os futuros  educadores,   conscientes de que a Educação infantil é o começo da construção de uma base sólida na educação da criança, e que nessa fase o trabalho é muito dinâmico e demanda o uso de muita oralidade, propuseram   a dramatização para  ajudar as crianças a desenvolverem auto-consciência, aumentar o desenvolvimento motor e a coordenação, estimular o pensamento criativo, habilidades para resolver problemas e aprender sobre cooperação e o respeito ao outro.

Foram propostas diversas  atividades lúdicas que contribuem para a educação infantil, dentre elas: música, dança, brincadeiras de rodas, teatro de sombras, teatro com fantoches, contação de histórias, instigando a cada futuro profissional a utilizar-se da ludicidade de forma planejada, para  oportunizar  aos pequeninos  uma aprendizagem significativa.

As comunicações demonstraram também a importância da educação psicomotora. É primordial que cada profissional da educação infantil conheça com acuidade  que a  educação psicomotora na educação infantil é indispensável para o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico da criança. Essa formação feita através de jogos, de atividades lúdicas, oportuniza a criança a  conscientização  sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Enfatizaram que ao selecionar os jogos as brincadeiras, as histórias o professor deve levar em conta   os  níveis de maturação biológica. A recreação,  bem planejada e bem direcionada  proporciona a aprendizagem das crianças e auxilia na conservação de bons hábitos, que manterão a saúde física, mental e o equilíbrio sócio-afetivo.

Os participantes do seminário puderam notar que a paixão pela educação  demonstrada pelas orientadoras   contagiou os acadêmicos o que proporcionou a todos os presentes nas duas noites, conhecimento e alegria. É disso que a educação precisa, de um “vírus”, que contamine a cada futuro educador, para que ele “acredite em fadas” e salve a Sininho. Só assim cada novo  educador salvará  sua prática pedagógica da imutabilidade.  Parabéns docentes e discentes!

Atenção, vem aí VESTIBULAR FCJP 2015/2. Provas 12 de Julho. Inscrições Abertas! Para mais informações acesse www.fcjp.edu.br. Acompanhe a FCJP nas mídias sociais curtindo a página oficial no facebook https://www.facebook.com/faculdadecidadejp. Para falar diretamente no Setor de Vestibulares, Pós-Graduação e Projetos Sociais, ligue (38) 3561 3900. FCJP, tem gente que escolhe o melhor. Escolha você. Escolha FCJP.