FCJP REALIZA SEMINÁRIO PARA DEBATER CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Maria Rita Ferreira Dias de Souza
Coordenadora Adjunta do Curso de Pedagogia
O quinto período de Pedagogia turma A e B da Faculdade Cidade de João Pinheiro realizou no dia 9 e 10 de junho de 2015, um seminário abordando o currículo da Educação Infantil. O trabalho foi orientado pelas professoras Maria Conceição Ferreira e Marilda de Souza Almeida. Para cumprir com as propostas das docentes os acadêmicos fizeram pesquisas utilizando-se de diversas fontes teóricas.
Elaboraram suas apresentações com base na legislação vigente, no Parecer CNE/CEB nº 20/09 e a Resolução CNE/CEB nº 05/09, que definem as DCNEIs. No artigo 22 da Lei nº 9.394/96 que determina as finalidades da educação que são desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, enfatizando que essas finalidades devem ser adequadamente interpretadas em relação às crianças pequenas.
Utilizaram também vários educadores que muito contribuíram para a formação de um pedagogo que atuará na educação infantil, dentre eles destacaram, Piaget, Vygotsky e Wallon, os quais nos esclarecem que a capacidade de aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio. As teorias sócio-interacionistas defendem o desenvolvimento infantil como um processo dinâmico, pois as crianças, não são apenas receptoras das informações, oportunizando-nos aprender que o desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo, a capacidade afetiva, a sensibilidade, a auto-estima, o raciocínio e a linguagem acontecem de forma integrada e simultânea.
Embasados em estudos sobre a importância do teatro para essa fase da criança, as apresentações teatrais encenadas pelos acadêmicos apontaram ao público que a educação infantil pode se beneficiar de diferentes modos físico, cognitivo, social e emocional com atividades dramáticas livres ou planejadas.
Os futuros educadores, conscientes de que a Educação infantil é o começo da construção de uma base sólida na educação da criança, e que nessa fase o trabalho é muito dinâmico e demanda o uso de muita oralidade, propuseram a dramatização para ajudar as crianças a desenvolverem auto-consciência, aumentar o desenvolvimento motor e a coordenação, estimular o pensamento criativo, habilidades para resolver problemas e aprender sobre cooperação e o respeito ao outro.
Foram propostas diversas atividades lúdicas que contribuem para a educação infantil, dentre elas: música, dança, brincadeiras de rodas, teatro de sombras, teatro com fantoches, contação de histórias, instigando a cada futuro profissional a utilizar-se da ludicidade de forma planejada, para oportunizar aos pequeninos uma aprendizagem significativa.
As comunicações demonstraram também a importância da educação psicomotora. É primordial que cada profissional da educação infantil conheça com acuidade que a educação psicomotora na educação infantil é indispensável para o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico da criança. Essa formação feita através de jogos, de atividades lúdicas, oportuniza a criança a conscientização sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Enfatizaram que ao selecionar os jogos as brincadeiras, as histórias o professor deve levar em conta os níveis de maturação biológica. A recreação, bem planejada e bem direcionada proporciona a aprendizagem das crianças e auxilia na conservação de bons hábitos, que manterão a saúde física, mental e o equilíbrio sócio-afetivo.
Os participantes do seminário puderam notar que a paixão pela educação demonstrada pelas orientadoras contagiou os acadêmicos o que proporcionou a todos os presentes nas duas noites, conhecimento e alegria. É disso que a educação precisa, de um “vírus”, que contamine a cada futuro educador, para que ele “acredite em fadas” e salve a Sininho. Só assim cada novo educador salvará sua prática pedagógica da imutabilidade. Parabéns docentes e discentes!
Atenção, vem aí VESTIBULAR FCJP 2015/2. Provas 12 de Julho. Inscrições Abertas! Para mais informações acesse www.fcjp.edu.br. Acompanhe a FCJP nas mídias sociais curtindo a página oficial no facebook https://www.facebook.com/faculdadecidadejp. Para falar diretamente no Setor de Vestibulares, Pós-Graduação e Projetos Sociais, ligue (38) 3561 3900. FCJP, tem gente que escolhe o melhor. Escolha você. Escolha FCJP.