FCJP LANÇA VOLUME II DA REVISTA ALTUS CIÊNCIA

Data: 03 de November de 2014 às 13:21

A Revista Altus Ciência é uma publicação semestral da Faculdade Cidade de João Pinheiro. A cada novo número tem conseguido melhorar a avaliação junto à CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A revista é interdisciplinar e por isso tem pontuação diferente dependendo da área em que o artigo científico é publicado.

A investigação científica ancora-se, entre outras coisas, no rigor, critério, trabalho e persistência. Não existe conhecimento descoberto sem exaustão. O Brasil está em 14º lugar como produtor mundial de pesquisas, conforme indica  o relatório feito pela empresa Thomson Reuters, o que equivale a 2,2% de tudo o que foi publicado no mundo, em 2012. Nos últimos 20 anos, o país subiu dez posições nesse ranking. Apesar disso, o país ainda está muito aquém do que minimamente nos consolidaria país de pesquisadores. A FCJP e a Revista Altus Ciência de certa forma contribuem para a produção científica brasileira apresentando à comunidade acadêmica pesquisas interdisciplinares com resultados efetivos.

Os artigos selecionados pelos avaliadores da Revista Altus Ciência foram produzidos por professores da FCJP e de outras instituições, profissionais e pesquisadores ávidos pela descoberta. Gente que sabe o valor de um enunciado que exemplifica, constrói e faz refletir. Gente imbuída de conhecimento.

A seguir, registramos os nomes dos pesquisadores e os títulos dos artigos:

O primeiro caderno, que abre o número II, é o de Ciências da Saúde e está constituído de artigos que abordam as diversas ciências da referida área, para facilitar a leitura optou-se pela distribuição dos artigos em seções temáticas: Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia.

 

 A primeira seção foi elaborada a partir de artigos oriundos da Biomedicina e está assim composta: o primeiro artigo foi escrito pela biomédica Karenyne Thácylla de Paiva Oliveira e teve por objetivo avaliar a prevalência de parasitosintestinais em pacientes de um laboratório do município de João Pinheiro MG,por meio de exames coproparasitológicos.O segundo artigo elaborado pelo biomédico Marcelo Aguiar Ferreira é um trabalho de cunho quali/quantitativo realizado no municípiode João Pinheiro-MG - versa sob o leite in natura que por não ser industrializado e conservado de maneira correta traz em si a presença de microorganismos prejudiciais à saúde de quem o consome.

 

A segunda seção está constituída por dois artigos da Enfermagem, a saber:

As enfermeiras Mariane Camila Alves de Souza, Cristiana Mourão da Fonseca e Aline Evangelista de Almeida abordaram assuntos sobre aimportância do acompanhamento, assistência e orientações diante àsconsultas de pré-natal realizadas pelo enfermeiro, sobre a qualidade prestadapelo mesmo juntamente com o interesse das gestantes sobre a continuidadedo pré-natal.

Maria Inês Flausino Sabino da Silva e Cristiana Mourão Fonseca objetivaram analisar a qualidade de vida dos pro􀀱issionais de enfermagem deum Hospital Municipal no Município de João Pinheiro-MG em que estiveramtrabalhando durante o ano de 2012.A enfermeira Cristiana Costa Luciano apresenta um artigo comresultados de uma pesquisa de mestrado sobre o câncer, numa contribuiçãocientífica efetiva realizada para a descoberta e mapeamento de casos.

 

A terceira seção desse caderno foi composta por dois artigos da Fisioterapia:

As fisioterapeutas Ariane Santos Lucas e Vânea Fidelis Nascimento Gonçalves investigaram a necessidade do trabalho fisioterapêutico empneumonias se e como ele reflete na recuperação mais rápida do quadropatológico e no menor tempo de internação hospitalar. Este trabalho foirealizado através do atendimento fisioterapêutico de quatro criançasinternadas em um Hospital Municipal na cidade de João Pinheiro, no períodocompreendido entre agosto a novembro de 2011.        

Eliana da C. M. Vinha teve como objetivo identificar os benefícios de um Programa Ergonômico implantado em uma empresa de silvicultura no Noroeste de Minas Gerais em 2008-2012, destacando a GL como método de prevenção de doenças ocupacionais e sua contribuição para melhora do bem estar físico, emocional e social dos trabalhadores.

 

O Caderno de Ciências Sociais nesse volume foi agraciado com artigos da Administração, Educação e da História.

 

A primeira seção desse caderno foi elaborada com quatro artigos da Administração. Jéssica Noely Mendes Luiz e Renata Suzelli Souza Gonçalves buscaram demonstrar que em meio a alta carga tributária imposta às empresas, gerenciar as obrigações tributárias deixou de ser uma necessidade cotidiana, para se tornar uma estratégia de crescimento e busca por melhores resultados, independente do setor de atividade. Luiz Orione Fernandes e Unilson Gomes Soares tiveram como objetivo, analisar o uso do Markup na formação de preço de venda dos produtos da empresa Orione Magazine. Utilizou-se como base, os custos, o mercado, a concorrência e a competitividade no comércio varejista de João Pinheiro. A Inteligência Emocional (IE) tem merecido destaque nas organizações, e nos últimos anos os olhos têm se voltado para líderes emocionalmente inteligentes que lideram pessoas de forma eficaz. Pautado nesse pressuposto o objetivo desse estudo foi avaliar a influência da inteligência emocional na liderança da empresa, como ferramenta de estratégia numa empresa da Racco Cosméticos de João Pinheiro-MG, no ano de 2013. Essa foi a colaboração de Núbia Lafaiete da Silva Amaral Fernandes e Mírcia Adriana de Oliveira Melo. O administrador Osnir Martins Rodrigues buscou identificar o grau de satisfação e insatisfação dos servidores da Câmara Municipal de João Pinheiro, como também o conceito que estes têm da organização onde trabalham e de suas lideranças.

 

A segunda seção desse caderno está composta por artigos da Educação:

Marilda de Souza Almeida e Raquel Fernandes da Silva Batista propuseram uma reflexão sobre a importância do ato de ler como um dosgrandes desafios que as escolas enfrentam. Essa preocupação tem levadoprofessores a refletirem sobre seus métodos exigindo uma busca incessantede estratégias que despertem na criança o desejo e interesse de ler. A pedagoga Maria Conceição Ferreira investiga a importância dos significados e significantes na constituição cognitiva do aluno em Processo deAlfabetização, visto que é no lugar do outro que se desenrola a cadeiasignificante que nos determina, que fazem parte de todos nós e, em especial,da vida da criança, pois a linguagem é propulsora do desenvolvimentocognitivo dos alunos e está presente tanto no aspecto social como no escolar epropiciam novas experiências potencializando a aprendizagem. Maria de Lourdes de A. Ferreira buscou elucidar os motivos quelevam alguns professores a exercerem insatisfeitos à profissão, o porquê dasreclamações de estresse, da ansiedade e da fuga à própria profissão; conheceros fatores que (des)motivam professores da Rede Pública Estadual, diagnosticar aportes que apontam os fatores sociais e no ambiente escolar como propulsores do adoecimento psicossocial do Educador; as patologias geradoras do adoecimento em educadores; analisar as ressonâncias derivadas da desmotivação por meio da investigação e resultados com dados estatísticos. Para isso, a metodologia escolhida foi de cunho quali/quantitativo. Mônica Abadia Rodrigues Teixeira, Saulo Gonçalves Pereira e Daniela Cristina Silva Borges estabeleceram como objetivo apresentar o histórico da educação no Brasil, além de descrever os principais momentos que influenciaram esse processo educativo, dando ênfase aos principais responsáveis pela educação, salientando, dessa maneira, a importância, do governo, da família, dos professores e de toda a sociedade neste contexto. Rosângela Soares Braga Indelécio tem como objetivo, discutir a docência, observando sua tessitura no mundo contemporâneo, através do movimento vivo e dinâmico de (re) construção identitária dos (as) professor (as). Como cerne da questão, na tentativa de polemizar a concepção de um único perfil e ou identidade fixa para um novo profissional, que busca a experiência docente, cujas histórias de vida e subjetividade são marcas presentes e não menos importantes, enquanto uma possibilidade potencializadora no exercício de sua prática. Marcelo Marques Araújo e Rafael Duarte Oliveira Venâncio discutem a inserção das mídias na educação e trazem uma contribuição sobrea utilização de ferramentas multimidiáticas na educação.

 

A terceira seção desse caderno contempla a História e está composto por dois artigos: Giselda Shirley da Silva elaborou um estudo que consiste em uma breve incursão sobre a educação étnico-racial estabelecendo como recorte de trabalhos de alguns termos e conceitos importantes na contemporaneidade. Para a historiadora é importante que tenhamos ciência desses conceitos para podermos atuar de forma mais significativa no nosso espaço de vivência contribuindo para minimizar o racismo e discriminação racial em nossa sociedade. O historiador Vandeir José da Silva objetivou partilhar o resultado da experiência pesquisada com a comunidade escolar e com moradores de Cana Brava. Esta comunidade é um dos distritos da cidade de João Pinheiro MG. Ele justifica o interesse da pesquisa por compreender que há pouca produção de trabalhos científicos que envolvam a participação sobre Educação Patrimonial no Noroeste Mineiro.

 

O Caderno de Resenhas conta com duas resenhas, sendo a primeira elaborada por Rosa Jussara Bonfim, suas reflexões sobre a obra "Educação

Básica: política e gestão da escola" propõe uma discussão em torno das legislações e da política educacional brasileira e a sua extensão efetivamente comentada no conjunto dos temas do livro resenhado. Bárbara Donnária da Silva Gonçalves, Maria Célia da Silva Gonçalves e Maria Rita Ferreira Dias de Souza resenharam o livro de Leonardo Boff intitulado: "O cuidado necessário: na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética e na espiritualidade." Elas procuram demonstrar que o livro enfatiza a espiritualidade não pelo fato do autor ter formação na Teologia, mas pelo fato de que como ser humano ele percebe a urgência do cuidado de tudo, de todas as coisas, da vida e da Terra, sobremaneira de nossa espiritualidade, pois segundo o autor resenhado "sem essa água cristalina a semente não germina e a mais bela flor não floresce."

 

O lançamento da Revista Altus Ciência – Volume II deverá acontecer neste mês com data e local a serem divulgados em breve. Interessados em adquirir a revista em versão impressa ou mesmo consultá-la poderão acessar o site www.fcjp.edu.br e buscar na área de publicações.