Destaque Nacional: VI Fórum de Iniciação Científica da FPM Reúne Comunidade Científica em Evento Virtual

Data: 20 de October de 2023 às 13:00

Em sua sexta edição, o VI Fórum de Iniciação Científica - VI FIC - manteve sua tradição de êxito e superou expectativas ao ocorrer online, entre os dias 9 e 11 de outubro de 2023. Este evento marcante foi um verdadeiro sucesso, promovendo a pesquisa e a inovação na Faculdade Patos de Minas e em diversas instituições de todo o Brasil.

O VI Fórum de Iniciação Científica da Faculdade Patos de Minas abriu suas portas para todos os cursos oferecidos pelo Grupo IDEA de Faculdades, que inclui FPM (Faculdade Patos de Minas), FCJP (Faculdade Cidade de João Pinheiro), FCC (Faculdade Cidade de Coromandel) e FPC (Faculdade Planalto Central). Além disso, o evento acolheu alunos, ex-alunos, profissionais e estudantes de outras instituições de ensino, tornando-o uma vitrine rica em conhecimento e inovação.

O objetivo do VI Fórum de Iniciação Científica da FPM é promover discussões sobre projetos de pesquisa em desenvolvimento, envolvendo tanto professores quanto estudantes das instituições educacionais da região. Além disso, busca-se apresentar esses projetos à comunidade científica, empresarial e investidores locais. O evento teve a inscrição de mais de 1300 participantes, representando uma diversidade de instituições acadêmicas de todo o Brasil.

A palestra de abertura, intitulada "A ciência brasileira vista de fora: o desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil," ministrada pelo Prof. Dr. Laurindo Tchinhama que é Angolano e professor da Universidade Federal de Uberlândia, marcou o início do evento na segunda-feira, 09 de outubro, com um público impressionante de 1500 espectadores únicos. Essa palestra proporcionou uma perspectiva única sobre a pesquisa científica no Brasil e deixou uma impressão duradoura em todos os presentes.

Na terça-feira, 10 de outubro, o VI FIC sediou uma mesa redonda intitulada "Relatos de Experiência na Pesquisa", que contou com a participação de diversos alunos que compartilharam suas experiências em pesquisa durante a graduação. Foi uma oportunidade valiosa para inspirar futuros pesquisadores e destacar a importância da iniciação científica em suas carreiras acadêmicas.

O evento recebeu um impressionante total de 140 trabalhos, e as apresentações dos trabalhos selecionados ocorreram na quarta-feira, 11 de outubro. Essas apresentações demonstraram a diversidade e a qualidade da pesquisa realizada pelos estudantes e professores, consolidando a posição do VI Fórum de Iniciação Científica como um palco vital para a pesquisa acadêmica.

Veja abaixo alguns depoimentos de alunos que participaram do VI FIC:

“O Fórum de Iniciação Científica foi de grande proveito para mim e demais colegas. Palestras bastante interessantes, que me levou a ver as pesquisas com outros olhos. Muito obrigada a todos os organizadores desse evento, foi incrível!”
Loyslene Caroline Caixeta de Andrade - 2º Período de Engenharia Agronômica

“A minha participação no VI FIC da FPM aguçou em mim o desejo e experiência científica, assim como contribuição para a literatura.”
Gabriel Bruno Moreira - 8° p. De Administração

O VI Fórum de Iniciação Científica na Faculdade Patos de Minas deixou uma impressão duradoura, destacando a importância da pesquisa e inovação em nosso cenário acadêmico e além. Esperamos com expectativa as próximas edições do evento, que continuarão a promover a pesquisa e o compartilhamento de conhecimento em nossa comunidade acadêmica.

Os certificados podem ser baixados somente no site do evento: https://www.even3.com.br/vific/ .