Visita técnico-cientifica às Grutas de Vazante

Data: 25 de June de 2017 às 07:00

Os alunos do 1º período de Ciências Biológicas e Pedagogia da FCJP realizaram uma visita técnico-cientifica as Grutas de Vazante.

Situada em Vazante-MG, a Gruta da Lapa Nova é uma das maiores grutas do Brasil e está em 4º lugar em extensão (4.550 metros), com grandes reservas espeleológicas. Pode ser visitada sem maiores restrições, sendo necessário o uso de lanternas.

O percurso para a gruta tem cerca de 2,5 km, partindo do centro de Vazante, e a duração da visitação das galerias internas fica em torno de 02 horas.

A Gruta Lapa Nova de Vazante, inserida nos domínios de uma APE – Área de Proteção Especial abriga um complexo espeleológico de importância ímpar e encontra-se inserida num contexto urbano cujo histórico de ocupação está completamente aliado à descoberta e visitação de grutas e cavernas ali existentes. A Lapa Nova possui atrativos de grande beleza cênica que recebe a visitação de milhares de turistas durante todo o ano (IEF, 2012).

Os alunos dos cursos que ainda estão no primeiro período puderam fazer um intercambio entre a futura teoria com a prática, uma vez que nesse semestre os discentes irão ter tais conteúdos durante o curso.

De acordo com o aluno Jean do 1º de C. Biológicas: “ A visita foi uma oportunidade de conhecer vários elementos sobre preservação que serão importante ao longo dos anos durante nossa formação”.

Os alunos puderam adquirir conhecimentos únicos na atividade acadêmica e também puderam agregar valores pessoais e profissionais e sócio afetivos, além de estarem ainda mais motivados para os próximos semestres. Diante disso, averiguou-se que a visita técnica decorreu muito bem dentro de todas as expectativas programadas e que as turmas foram beneficiadas com a receptividade dos guias e da divisão de turismo.

Fica o nosso agradecimento aos parceiros que oferecem aos acadêmicos essa oportunidade, em especial ao município de Vazante e o Senhor Severino guia da Gruta.