Semana Acadêmica de Pedagogia

Data: 09 de November de 2018 às 19:00

O Curso de Pedagogia da Faculdade Cidade de João Pinheiro realizou mais uma Semana Acadêmica. O tema deste ano  foi: “A construção dos sentidos: vivências pedagógicas na formação do profissional para o século XXI”. O evento aconteceu no anfiteatro da instituição nos dias 07/08 e 09 de novembro de 2018. No primeiro dia houve  a parceria com a Secretaria Municipal de Educação que cedeu duas docentes, Lilian Silva Vieira e Elizabete Lacerda de Oliveira, do seu quadro de profissionais para executar com as acadêmicas uma Oficina Pedagógica “trabalho com E.V.A.”. Neste dia tivemos também a participação da Equipe Super Cérebro que veio demonstrar novas metodologias através de jogos pedagógicos.

            Segundo dia também em parceria com a Secretaria Municipal de Educação a psicóloga Daniela Tavares Oliveira,  ministrou a palestra “A construção dos sentidos diante da prática profissional”. O oitavo período de Pedagogia responsável pelo dia apresentou números artísticos, dança Carimbó e peça a escolinha da professora Raimunda.   

            Terceiro dia houve parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer,  com o Seminário de Educação Patrimonial “Patrimônio Memória e História oral”, no qual foram ministradas duas palestras:  “Patrimônio Cultural: Diálogos em construção”, ministrada pelo mestre e doutorando Vandeir José da Silva e  “Educação, Memórias e História de Vida: Usos da História Oral”, ministrada pela doutora Maria Célia da Silva Gonçalves. Neste dia houve também o lançamento do livro Educação & Memórias: Narrativas e Oralidade organizadores Maria Zeneide C. Magalhães de Almeida, José  Maria Baldino e kênia Guimarães Furquim Camargo. 1ª Ed. Goiânia: Editora  Espaço Acadêmico, 2018. Neste livro há um capítulo escrito pela egressa do curso de Pedagogia Juliana Ferreira de Souza   e doutora Maria Célia da Silva Gonçalves. Houve também o lançamento do Dossiê de História Oral da Revista Altus Ciência. Houve participação especial da egressa do curso de Pedagogia, Angelita Aparecida Ferreira de Souza, sua filha e sobrinho com a peça imitose, bem como a apresentação de uma paráfrase “Terra de Minas” focalizando as belezas de João Pinheiro, esta foi apresentada pela  egressa Vera Lucia de Lima. O evento teve a participação de todos os cursos da Instituição. A coordenadora de Pedagogia, Maria Rita Ferreira Dias de Souza,  agradece a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para mais uma Semana Acadêmica do Curso. Agradece especialmente a parceria com as Secretaria Municipal  de Educação e Secretaria Municipal de  Cultura, Turismo,  Esporte e Lazer , bem como a parceria com a  TV Noroeste.