Semana Acadêmica de Pedagogia

Data:10 de novembro de 2017 às 07:00

Precisamos nos abastecer de energia, ideias, sonhos porque como diz o nosso pensador Rubem Alves  é nos sonhos que nasce a inteligência. Professores precisam ter dor-de-ideia e essa dor não precisa ser curada, precisa  ser sofrida, vivida para que faça  parte do crescimento humano. A pedagogia generosa que nos fala Paulo Freire é aquela que conduz, que trabalha com o propósito de fazer transformações nas pessoas para que assim elas transformem o mundo a sua volta .E o professor é a ferramenta  principal deste processo. Com esse intuito o  curso de Pedagogia da FCJP, promoveu sua  Semana Acadêmica  que aconteceu  de 08 a 13/11/2017. O tema desse ano foi  “DOCENTES E DISCENTES REENCANTANDO-SE PELA EDUCAÇÃO, PARA ENCANTAR NA PROFISSÃO”

A  abertura da semana  foi feita com a  palestra Magna coach” ministrada pela  Psicóloga &Coach Jéssica Thamires. Houve apresentações teatrais feitas pelos acadêmicos do segundo período de Pedagogia, bem como alunos dos primeiros anos matutino da E. E. Quintino Vargas.  O primeiro dia foi coordenado e orientado pelas professoras mestres, Maria da Conceição Ferreira e Maria de Lourdes de Aguiar Ferreira.  

O segundo dia sob a responsabilidade do sexo período, coordenado pela professora mestre Rosângela Soares Braga Indelécio e professora Especialista Maiara Melo, foram feitas apresentações “escolinha do Chaves em Libras. Nesse dia a instituição recebeu alunos da APAE, que abrilhantaram a semana com três apresentações belíssimas. Na sequência foi feita a palestra “Ergonomia na Educação”  pela professora especialista fisioterapeuta, Eliana Vinha.

Terceiro dia sob a responsabilidade do oitavo período com a coordenação e orientação   da professora especialista Marilda de Souza Almeida e Maria da Conceição Ferreira. Como diz Rubem Alves dor de ideia existe para incomodar, para provocar  MUDANÇAS. Dentro da pedagogia essa dor leva a inovações, descobertas, uma busca incessante para melhorar sempre. Nesse dia foi ministrada a palestra “Reencantar a educação: desafios e perspectivas”  pelo diácono e acadêmico do segundo período de Ciências Biológicas, Paulo Geovane. Também aconteceram apresentações pelo oitavo período de Pedagogia.  

O quarto dia foi ministrada a palestra “diversidade étnico racial” , pelo doutorando vandeir José da Silva.

A  todos que direta ou indiretamente colaboraram com a Semana Acadêmica do curso, os sinceros agradecimentos da coordenação de curso da FCJP. Sem vocês, o evento não seria o que foi, sucesso total.  

 

Coordenação do curso de Pedagogia FCJP

Newsletter