FCJP visita a Gruta Lapa Nova de Vazante

Data: 07 de November de 2015 às 12:00

No ultimo dia 07 de Novembro foi realizada pelo curso de Ciências Biológicas da FCJP uma visita técnico-cientifica as Grutas de Vazante.

A Gruta Lapa Nova de Vazante, inserida nos domínios de uma APE – Área de Proteção Especial abriga um complexo espeleológico de importância ímpar e encontra-se inserida num contexto urbano cujo histórico de ocupação está completamente aliado à descoberta e visitação de grutas e cavernas ali existentes. A Lapa Nova possui atrativos de grande beleza cênica que recebe a visitação de milhares de turistas durante todo o ano (IEF, 2012). A área de estudo apresenta em sua litologia rochas sedimentares do Grupo Vazante, englobando dentre outras, as Formações de Serra do Poço Verde e Morro do Calcário (DARDENE, 2000)

Os alunos do curso puderam aliar a teoria com a prática, uma vez que nesse semestre os discentes do 6º período estão cursando a disciplina de geologia e paleontologia.

De acordo com a aluna Gisleine de Souza: “ A visita foi uma oportunidade de conhecer algo que na teoria ficaria somente nos livros e nos deu oportunidade de ver na prática”

Os alunos não somente constataram nas grutas visitadas o conhecimento adquirido na atividade acadêmica, mas agregaram valores pessoais e profissionais, além de estarem ainda mais motivados para o exercício futuro da profissão nas áreas afins. Diante disso, constatou-se que a visita técnica transcorreu muito bem dentro de todas as expectativas programadas e que a turma foi beneficiada com este tipo de iniciativa, principalmente com a receptividade dos guias e da divisão de turismo.

Fica o nosso agradecimento aos parceiros que oferecem aos acadêmicos essa oportunidade, em especial ao município de Vazante.