FCJP PROMOVE DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Data: 17 de June de 2015 às 16:16

Com o intuito não só do cumprimento da lei Lei 9.795/99, que estabelece os princípios básicos da educação ambiental, mas também de conscientização sobre o tema, o curso de Pedagogia da Faculdade Cidade de João Pinheiro,  promoveu no dia 11/06/2015  um debate com o tema Ações e reflexões sobre Educação e Meio Ambiente no município de João Pinheiro – MG, do qual participaram como convidados: o Tenente Paulo Bernardes Vidal, do 4º Pelotão da Polícia Militar do Meio Ambiente de João Pinheiro;  Cleber de Deus Vieira Júnior, Secretário da Agricultura e Meio Ambiente; Aline Bessa, bióloga municipal; Ana Lúcia, vice presidente do grupo Natureza Viva ( Coleta seletiva) e    Hercules Gomes Júnior, Grupo JP Consciente.

O debate foi organizado pelo quinto período de Pedagogia turma A e B, sob orientação da professora Patrícia Álvares Pereira. Segundo a Profa. Maria Rita Ferreira Dias de Souza, Coordenadora Adjunta  do Curso de Pedagogia da FCJP, com base no pensamento do teórico, pesquisador e professor, Moacir Gadotti, qualquer ação que envolva processos educacionais deve:  “1º. Educar para pensar globalmente.  2º. Educar os sentimentos. 3º. Ensinar a identidade terrena como condição humana essencial. 4º. Formar para a consciência planetária.  5º. Formar para a compreensão.  6º. Educar para a simplicidade e para a quietude”, neste sentido a “FCJP cumpre um importante papel na formação dos discentes para a conscientização ambiental.

“O que os acadêmicos propuseram foi conhecer melhor a realidade do nosso município, porque temos que conhecer a nós mesmos, para podermos agir globalmente”, ressalta a professora. A percepção de que buscar soluções para o meio ambiente lá da Amazônia, sem fazer aquilo que cabe aos indivíduos em suas próprias regiões não tem validade concreta. A professora lembra que “é imprescindível que educadores de todas as gerações  tenham a consciência do que diz Paulo Freire: A pedagogia deveria começar por ensinar sobretudo a ler o mundo, o mundo que é o próprio universo, por que é ele nosso primeiro educador”.

A coordenação do curso agradeceu a colaboração de todos os nossos convidados, enfatizando, que sem a contribuição deles  os alunos não teriam concluído com êxito a disciplina de Educação e Meio Ambiente, parabenizou aos acadêmicos e à professora Patrícia por mais esse  trabalho realizado com tanto empenho e compromisso com a qualidade da FCJP.