CURSO DE PEDAGOGIA DA FCJP PROMOVE OFICINAS PARA A COMUNIDADE

Data: 20 de maio de 2015 às 10:58

 

A oficina é uma metodologia de trabalho que prevê a  formação coletiva. Sendo as oficinas um espaço de interação e troca de saberes, esta ocorre através de dinâmicas, atividades coletivas e individuais que proporciona ao educando expor seus conhecimentos sobre a temática em questão e assimilar novos conhecimentos acrescidos pelos educadores. Esse processo de conhecimento, dar-se-á, a  partir da marca da horizontalidade na construção do saber inacabado.

A proposta metodológica de oficina pedagógica, busca apreender o conhecimento a partir do conjunto de acontecimentos vivenciais no dia-a-dia, onde a relação teoria – prática constitui o fundamento do processo pedagógico. Assim, o conceito de oficinas aplicado à educação, refere-se ao lugar onde se aprende fazendo junto com os outros.

No dia 14/05/2015, a professora de Didática do curso de Pedagogia da FCJP,  Marilda de Souza Almeida, oportunizou ao terceiro período do referido curso vivenciar esta experiência enquanto prática democrática e participativa, a qual se realiza mediante uma abertura do educador, que não se coloca  como o único detentor de conhecimento.

Após um tempo próprio para a organização das oficinas, os próprios acadêmicos do terceiro período puderam aplicar o que aprenderam, assim surgiram várias oficinas:  oficina de contação de História, oficina de música, oficina de teatro, oficina de parlendas entre outras. Participaram do evento o primeiro período de Pedagogia e alguns convidados familiares dos acadêmicos. Também estiveram presentes além da coordenadora orientadora das oficinas, a professora Doutora Maria Célia da Silva Gonçalves e a Profa. Maria Rita Ferreira Dias de Souza, Coordenadora de Relações Institucionais e Coordenadora Adjunta do Curso de Pedagogia – FCJP.

         Maria Rita parabenizou a professora Marilda e os acadêmicos do terceiro período, ressaltando que “o empenho e dedicação no trabalho com a educação é um grande diferencial na FCJP”. Outras novidades vem por aí! Aguardem!

         Interessados em ler mais notícias sobre a FCJP podem acessar o site institucional pelo www.fcjp.edu.br. Acompanhe também nas mídias sociais curtindo a página oficial no facebook https://www.facebook.com/faculdadecidadejp. Para falar diretamente no setor de vestibulares, Pós-Graduação e Projetos Sociais, ligue (38) 3561 3900.