Pedagogia

Duração Presencial
4 anos
Tipo de Formação
Licenciatura

APRESENTAÇÃO DO CURSO

 

No propósito de alimentar a sua prática acadêmica, as Universidades têm percebido a necessidade de desenvolver reflexões, tanto quanto possível, nos seus diversos Cursos, de modo a reafirmar/rever, através de seus currículos, os princípios político-pedagógicos que dão suporte às iniciativas educativas a serem implementadas.

 

Nesse contexto, o presente Projeto Político-Pedagógico (PPP) do Curso de Pedagogia, da Faculdade Cidade de João Pinheiro – foi concebido e elaborado a partir da compilação do conjunto de leitura crítica de documentos e informações sobre as mudanças das diretrizes que norteiam os princípios teóricos e metodológicos da prática educativa e da reflexão sobre a formação e o fazer do pedagogo, considerando o seu compromisso social, sem perder de vista a conjuntura contemporânea.

 

O debate sobre as possibilidades de reformulações na estrutura dos cursos de formação de professores, em especial da Pedagogia, tem envolvido, nos últimos 15 anos, o conjunto dos educadores e das instituições de ensino superior em consonância com alguns movimentos de educadores, como ANFOPE e FORUMDIR.

 

Nesse sentido, vários cursos de Pedagogia têm orientado suas reformulações no sentido de tomar a docência como base de sua formação, respaldados nas transformações por que passa a escola fundamental e na superação da dicotomia professor versus especialista e formação de quem pensa versus formação de quem faz. Isso tem criado novas exigências no mundo do trabalho para os pedagogos e impulsionado a que os Cursos de Pedagogia busquem outras estruturas organizativas.

 

Além de buscar superar essas dicotomias, historicamente postas, pretendemos contemplar uma concepção de currículo que permita ao aluno do Curso de Pedagogia interagir com as diversas áreas do saber pedagógico: a Pesquisa, como forma de articular e aprofundar temas de interesse, revisitando teoria e prática, como fontes de produção de novos conhecimentos; o Ensino, com base nas teorias e procedimentos didático-metodológicos, e a Extensão, permitindo aos alunos o contato com as iniciativas educacionais presentes na e fora da comunidade universitária, como suportes básicos para a elaboração e produção de trabalhos científicos. Essas áreas, em conjunto, objetivam a formação do saber construído, baseado em critérios de cientificidade, que permitam a atuação do pedagogo junto ao mundo do trabalho de forma crítica e consciente, exercendo sua cidadania profissional.

 

Finalmente, é importante ressaltar que este Projeto Político-Pedagógico não é um documento definitivo, ao contrário, deve ter um caráter dinâmico, possibilitando mudanças que estejam sempre de acordo com os interesses e necessidades de uma sociedade justa e igualitária.

 

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral

O Curso de Graduação em Pedagogia (Licenciatura) da FCJP tem por objetivo geral formar profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas da sociedade contemporânea, atuando em uma complexa gama de atividades:

 

· No âmbito escolar – em diversos níveis e modalidades de ensino, seja na docência e na gestão de sistemas educacionais, na administração escolar, na coordenação/supervisão pedagógica, no planejamento, no acompanhamento e na avaliação de projetos educacionais, na orientação educacional, bem como na pesquisa e no estabelecimento de políticas educacionais nos sistemas de ensino.

 

· No âmbito das organizações não-escolares – nas ambiências educativas das organizações empresarias públicas e privadas e nas organizações não-governamentais, através de programas de educação continuada, de desenvolvimento organizacional e no planejamento estratégico e operacional.

 

Objetivos Específicos

 

· Desenvolver posturas éticas e críticas que ofereçam aos alunos chances de trabalhar, interagindo como sujeitos conscientes do seu papel na construção da História;

 

· Formar profissionais para atuarem como professores e gestores na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em suas diferentes dimensões (Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular etc.), capazes de repensar a educação com espírito crítico, habilidades técnico-pedagógico-sócio-políticas para o exercício competente de sua profissão e como formador de opinião;

 

· Propiciar a oferta de referenciais teóricos básicos que contribuam para a atuação do indivíduo de forma criativa em situações diversas;

 

· Articular o ensino, a pesquisa e a extensão às demandas sociais;

 

· Estimular uma postura ativa na busca e construção dos espaços sociais, para a definição de seus próprios caminhos e ressignificações de suas práticas.

 

PERFIL PROFISSIONAL

 

O Curso está voltado para a formação do profissional que seja capaz de estabelecer atitude questionadora, crítica e equilibrada no exercício da cidadania. Educando pela pesquisa, cultivando o conhecimento, como fonte central de mudanças, principalmente de humanização, sem perder de vista a perspectiva ética, o curso propiciará a ressignificação de formas de atuação coerentes com o papel atribuído à educação e ao conhecimento no mundo de hoje, assumindo assim, seu compromisso histórico.

 

Portanto, o profissional egresso do Curso de Pedagogia da FACULDADE CIDADE DE JOÃO PINHEIRO deverá ser capaz de refletir sobre sua própria prática pedagógica, em vistas a uma educação de qualidade, como é o anseio de uma sociedade democrática.

 

As atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, conforme a Resolução nº 1/2006, extinguem as habilitações, de modo que os cursos de Pedagogia deverão formar o docente para uma múltipla atuação profissional.

 

A formação do licenciado em Pedagogia da FCJP fundamenta-se no trabalho pedagógico realizado em espaços escolares e não-escolares que têm a docência como base.

 

As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:

 

· Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação.

 

· Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares.

 

· Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

 

O novo currículo do Curso de Pedagogia oferece formação de professores para o exercício de funções de magistério na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, nos cursos de formação de professores do ensino médio, na modalidade normal, de educação profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

 

A Licenciatura em Pedagogia também forma o professor para atuar na administração escolar, no planejamento, na supervisão e na orientação educacional em organizações (escolas e órgãos dos sistemas de ensino) da educação básica (Art. 14 das Diretrizes).

 

O licenciado em Pedagogia formado pela FCJP está igualmente apto a atuar em ambientes educativos de instituições empresariais e de organismos públicos ou privados e em organizações do terceiro setor (ONGs e demais organizações da sociedade civil).

 

Grade Currícular

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