Projetos Institucionais

SAÚDE E EDUCAÇÃO A SERVIÇO DA COMUNIDADE 

Projeto Institucional de Ação Interdisciplinar realizado na Faculdade Cidade de João Pinheiro, aqui representados pelos seguintes cursos: Educação Física, Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem.

 

        Trabalhar de forma interdisciplinar requer a problematização de práticas instituídas que constituem nossos saberes em cuidados com a saúde. Sabemos que o conceito de saúde a partir de 1988, pela própria constituição do Sistema Único de Saúde (SUS), promove a ampliação do nosso campo de olhar, entendendo-se assim a saúde de forma mais complexa. Percebemos que apesar das discussões teóricas, nossa prática de início foi dicotomizada e que só perceberemos a importância, da saúde familiar e da comunidade, a partir deste trabalho, que será desenvolvido pelos acadêmicos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Biomedicina e Enfermagem, acompanhados pelos seus respectivos supervisores de estágio, que por sua vez serão orientados pelos seus coordenadores. Todas as nossas ações serão colocadas de forma simples e objetiva para que a comunidade tenha conhecimentos de toda instrução no que diz respeito à prevenção e melhoria da qualidade de vida. 

 

        O presente projeto é uma proposta interdisciplinar que busca oportunizar aos estudantes experiências que enfatizem a integralidade da atenção e a interdisciplinaridade, entre docentes e acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Biomedicina e Educação Física. 

        Assim sendo, serão propostas atividades de grupo para a população acima de 40 anos, ambos os sexos, todos eles residentes no bairro Santa Cruz, objetivando a integração da comunidade circunvizinha à Faculdade Cidade de João Pinheiro - FCJP - MG, com os acadêmicos e professores da mesma. Desta forma, estimula-se o trabalho em equipe e promove-se melhoria na qualidade de vida da população. 

 

        Nesse contexto o presente projeto, tem como finalidade colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, aliando-os a promoção do bem estar da população do Bairro Santa Cruz I, além de praticar a criatividade, e acima de tudo, presenciar a realidade vivida pela população. Buscar-se-á realizar um trabalho conjunto durante todo o semestre com encontros “teóricos e práticos”, bem como palestras com acadêmicos dos cursos envolvidos, professores e convidados especiais da área da educação e saúde que integram o projeto Institucional de Ação Interdisciplinar da Faculdade Cidade de João Pinheiro. 

 

        Conscientes que o mundo atual passa por grandes transformações na maneira de ser e viver das pessoas e a forma destas se relacionarem com o mundo, com os outros e consigo mesma, detectamos o desgaste psíquico e social, o estresse da vida cotidiana tem feito com que haja uma busca incansável por parte das pessoas, visando encontrar uma melhor forma de viver e conviver com a felicidade. É nesta busca constante do prazer que podemos perceber a importância de trabalhar a música, a dança e a recreação, fazendo com que o indivíduo saia da rotina, descontraia-se, ampliando suas possibilidades de realização. Dentro desse contexto, O Curso de Educação Física participará do projeto desenvolvendo atividades que envolvam a música, a dança e a recreação junto a população adulta circunvizinha da Faculdade, atividades essas que serão um dos objetivos do Projeto da Faculdade Cidade João Pinheiro - FCJP que quer buscar, junto com a comunidade, a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. 

 

        O curso de Fisioterapia discutirá a atuação da fisioterápica nas atividades da vida diária da população em processo de envelhecimento. Uma proposta de atendimento que levará em conta a necessidade básica, como o bem-estar físico e a auto-independência. É preciso informar a população com mais idade das possibilidades de melhorar, modificar, preservar e desenvolver um potencial que, na maioria das vezes, ela não sabe que ainda possui e isso acontece porque a sociedade impõe um papel inativo, de incapacitado, impossibilitando-a para a vida. Partindo desse princípio, as acadêmicas do V e VII período do curso de fisioterapia da Faculdade Cidade de João Pinheiro – FCJP, têm por objetivo, ao desenvolver esse projeto, identificar os primeiros sinais de envelhecimento para promover o bem-estar à população que será assistida. 

 

        O Curso de Biomedicina, por meio de suas disciplinas, participará do projeto com ações de educação a saúde. A saúde é um bem que todo indivíduo tem o direito de possuir, assegurada pelo poder público, com a participação da comunidade, na qual se encaixa a Faculdade, que tem importante papel social, tanto na formação técnico-científica de seus alunos quanto na humanização do conhecimento que pode ser alcançada por meio da conscientização e prevenção a comunidade. 

 

        O curso de Enfermagem atuará na prevenção das complicações das doenças cardiovasculares para promoção da qualidade de vida dos grupos de hipertensos e diabéticos. A educação em saúde, associada ao autocontrole dos níveis de pressão e/ou glicemia, à atividade física e à dieta alimentar, é importante instrumento para aumentar a procura por tratamento e controlar os índices de pacientes e a redução do número de descompensações desse grupo, diminuindo assim, o número de internações hospitalares, como também que tenham uma maior aceitação da doença. 

 

COORDENADORES: 

 

 

Profº. Ms. RAPHAEL CEZAR CARVALHO MARTIN .(Coordenador Fisioterapia) 

Profº. Esp. FERNANDO FACHINELLI (Coordenador Biomedicina) 

 

 

JOÃO PINHEIRO 1º/ 2011 

Newsletter